Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque [permanente]

Dê sua opinião sobre o nosso conteúdo!

GOLPES QUE RECEBO TODO DIA | Golpes mais comuns na internet

Escapar de golpes e fraudes financeiras deveria ser esporte olímpico no Brasil. Todo dia tem alguém tentando roubar nosso suado dinheirinho. E é sobre isso que quero falar hoje. Mas, vou fazer de um jeito diferente.

Em vez de falar de um grande golpe, quero falar dos golpes e fraudes que tentam aplicar todo dos dias em mim e provavelmente em você também. Seja por e-mail, WhatsApp ou qualquer forma que seja. Vou mostrar para vocês os prints reais dos golpes que chegam até mim. Só que, pelo vídeo nesta postagem.

Vou começar pelo WhatsApp. É de longe o lugar com mais links suspeitos na atualidade. E recebo centenas de links com vírus, e golpes para roubos de dados, especialmente nos grupos, mas algumas semanas atras recebi esta mensagem do print no meu zap.

“Mãe estou com este número novo” e ponto. Parece pouca coisa né? Mas, esse é um dos golpes mais comuns na atualidade e rouba milhares de reais todos os dias. Falei sobre ele neste vídeo aqui (aponta para o canto). O golpista errou duas informações ai, meu gênero e o fato de eu não ter filhos. Caso eu tivesse respondido, ele ou ela poderia ter utilizado de engenharia reversa e me convencido de que precisava de um dinheiro urgente para pagar alguma coisa, ou emergência. Eu faria um PIX e ai já era. Esse golpe pode ser bem elaborado e com direito a visita dos golpistas a sua casa. Dá uma olhada no vídeo que falei antes, que eu conto uma história que aconteceu de perto comigo.

Outro lugar que vivem tentando me aplicar golpes é por SMS. Que se diga de passagem é para-raios de spam no Brasil. O print que vou mostrar agora, não posso confirmar que é exatamente um golpe, mas vai servir de exemplo. É bom comum me enviarem links me informando sobre uma seleção exclusiva que passei e para ter a vaga tenho que clicar no link. No mínimo vão tentar me vender algo, até porque não estava esperando nenhuma resposta de vaga de emprego, mas o mais provável é que é uma tentativa de roubo de dados. 

E sobre isso, cuidado: Ofertas de emprego podem ser disfarces para roubo de identidade. Não saia preenchendo formulário e enviando currículo para qualquer lugar. Podem estar usando seu dado para abrir contas e gerar dívidas. 

Cuidado também com SMS com supostas operações bancárias que você teria feito. Não clique em links de supostos pix, atualizações de apps e etc. Já recebi sms assim de bancos que sequer eu tenho conta, então, era claramente um golpe.

Por fim, tem os golpes de e-mail. É bom comum eu receber cobranças em boletos por e-mail que são falsas. Algumas são malfeitas, com erros de português e até no meu nome, mas já vi umas onde o sistema do golpista capturou o meu nome corretamente e enviou um boleto de provedor de internet idêntico ao original. Para esse plano ser perfeito, só faltou ele acertar o nome do meu provedor. Certamente uma pessoa distraída poderia cair facilmente nesse. Não tenho mais o print desse, mas tenho outra coisa.

Esse é o novo tipo de golpe que recebo em minha caixa de entrada, a falsa nota fiscal eletrônica. O golpe é simples, você recebe um e-mail simulando um serviço de fazenda de uma prefeitura e tem dois links. Um para pdf e outro para xml. Claro que é um golpe. Bataria eu clicar para ser infectado. Como é comum recebermos notas por e-mail, uma pessoa distraída poderá clicar e se infectar com um vírus.
Para não cair neste e outros golpes que podem ser bem mais sofisticados que estes, siga estas dicas. Não use um e-mail para tudo. O ideal é que você tenha um e-mail para acessos, outro para situações profissionais e se possível, um só para compras. Além disso, verifique se o anexo é algo já esperado e se ele está de fato anexado ao e-mail, evite clicar em links para baixar uma nota fiscal.

Não responda mensagens não solicitadas do WhatsApp e não clique em links de SMS se não foi algo que você solicitou. Na dúvida, não interaja com nada disso. Mesmo que a mensagem seja de um parente seu, não interaja ao menos que consiga falar com a pessoa.


Abraços e até a próxima!
Para encontrar mais aulas como esta, ou outras diferentes, acesse nosso índice clicando aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas